Páginas

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Os 5 motores gráficos de maior sucesso da história

Hoje em dia sabemos que uma das partes mais importantes de um game são os seus gráficos. É claro que a jogabilidade, o som e outros aspectos fazem a diferença, mas não há nada melhor do que ver um jogo bonito, com gráficos bem trabalhados e não tão sujos.
Atualmente, a maioria dos estúdios produtores de games preferem não criar um motor gráfico próprio e acabam apelando para alguns já existentes. E pensando nisso, site Brutal Gamer publicou recentemente um artigo, listando o 5 motores gráficos de maior sucesso da história. Confira abaixo a lista:
imagem
5. Aurora
O motor Aurora não é tão conhecido, mas já foi utilizado em vários games de RPG. Criada pela Bioware, a Aurora foi desenvolvida exclusivamente para o game Neverwinter Nights, mas já foi adotada por vários outros, graças aos seus efeitos de luz, somrbas e animações. A série Knights of the Old Republic utilizou o motor em seus dois jogos, fazendo algumas mudanças e adotando o nome Odyssey Engine.
Games que utilizaram o motor gráfico: Neverwinter Nights + Expansões, Neverwinter Nights 2, Knights of the Old Republic 1 e 2, The Witcher

4. id Tech 3
A terceira versão do famoso motor gráfico foi desenvolvida pela id Software exclusivamente para o game Quake 3. Mas fez tanto sucesso que foi adquirida por muitas outras produtoras, sendo utilizada em games como Call of Duty e Medal of Honor. A id Tech 3 trouxe uma série de melhorias e inovações que aumentou a sua capacidade de animação.
Games que utilizaram o motor gráfico: o primeiro Call of Duty, Return to Castle Wolfenstein, Star Wars Jedi Academy e Medal of Honor Allied Assault + os dois pacotes de expansões (Spearhead e Breakthrough)
imagem

3. Source
Criado exclusivamente para Half Life 2, o motor gráfico foi uma inovação para a época, tanto que a Valve utiliza-o até hoje para todos os seus jogos. O Source era tão avançado que estava estampado em cada capa de revista, após ter tido o seu desenvolvimento prolongado por 5 longos anos. O motor era capaz de renderizar perfeitamente as sombras e efeitos de todas as classes.
Games que utilizaram o motor gráfico: Half Life 2 + Episódio 1 e 2, Left 4 Dead 1 e 2 (que ainda não foi lançado), Vampire the Masquerade – Bloodlines, Portal, Team Fortress 2, Counter Strike: Source

2. Unreal Engine 2
A segunda versão do Unreal Engine com certeza foi a de mais sucesso na história gamística. Um grande número de clássicos títulos usou o motor gráfico, que era simples, mas perfeito. A Epic Games criou o Unreal Engine 2 exclusivamente para o game Unreal 2 The Awakening, mas diversas produtoras adquiriram o motor e venderam milhões com os seus games por isso. Se não tivesse sido ultrapassado pelo Unreal Engine 3, permaneceria invicto no topo até hoje.
Games que utilizaram o motor gráfico: Unreal Tournament 2003, Unreal 2 The Awakening, Splinter Cell, Unreal Tournament 2004, Splinter Cell Double Agent/Pandora Tomorrow/Chaos Theory, Lineage 2, America’s Army, Postal 2, entre outros
imagem
1. Unreal Engine 3
É difícil encontrar alguém que não conheça a Unreal Engine 3. A Epic Games inovou e lançou essa obra de arte do mundo dos games exclusivamente para Unreal Tournament 3. O motor se tornou o melhor da história dos games e já foi utilizado em mais de cinquenta jogos, entre eles clássicos como Batman: Arkham Asylum, Bioshock e Gears of War. Com certeza lidera a lista dos de maior sucesso da atualidade e de todos os tempos, e tomara que ainda se mantenha por muitos e muitos anos.
Games que utilizaram o motor gráfico: Unreal Tournament 3, Bioshock 1 e 2 (que ainda vem por aí), Gears of War 1 e 2, Mass Effect 1 e 2, Mirror’s Edge, Tom Clancy’s Endwar, X-men Origins Wolverine, Section 8 e muitos outros
E aqui se encerra a lista. A opinião não é nossa, apenas traduzimos e adaptamos este excelente artigo feito pelo Brutal Gamer. É lógico que não é a lista dos melhores, e sim dos de maior sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails